22/08/2024

SALVAGUARDA E SAÚDE & SEGURANÇA: CONFERÊNCIA DE ATUALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Nos dias 8 e 9 de agosto, os Colégios Maxi tiveram o privilégio de participar do Encontro de Salvaguarda e Saúde & Segurança promovido pelo Grupo Cognita, em São Paulo. O evento, realizado tanto presencialmente quanto on-line, reuniu os Líderes de Salvaguarda Designados (DSL), os Líderes de Saúde e Segurança e Diretores das escolas do grupo. O objetivo principal foi promover uma conferência de atualização e reciclagem sobre temas cruciais para a segurança e o bem-estar de nossas comunidades escolares. A Gerente de Salvaguarda, Saúde e Segurança, Cognita Brasil, Vanda Ferreira, contou que:

“O feedback dos participantes foi extremamente positivo, refletindo avanço significativo na consolidação das práticas de salvaguarda e na valorização dos cuidados com toda a comunidade escolar. O Encontro não apenas promoveu a atualização das equipes, como também fortaleceu a rede de apoio e colaboração entre as escolas do Grupo Cognita Schools, consolidando nosso compromisso com o bem-estar e a segurança dos nossos alunos.”

Durante os dois dias, as equipes tiveram a oportunidade de se aprofundar em questões de relevância para o ambiente escolar, abordando desde políticas de Salvaguarda até práticas de Saúde e Segurança. As atividades incluíram troca de experiências, discussões colaborativas e a análise de cenários práticos, permitindo que todos os participantes aprimorassem suas habilidades e estratégias para enfrentar desafios cotidianos.

Temas destacados no evento

• O impacto do controle coercitivo nos jovens: a análise do controle coercitivo e suas repercussões na vida dos jovens foi um ponto crucial, sobre como identificar e lidar com esse problema.

• Como combater o ódio e o extremismo entre os jovens: discussões sobre estratégias para prevenir e combater ideologias extremistas e discursos de ódio foram realizadas, visando criar um ambiente escolar mais inclusivo e seguro.

• Reflexão conjunta sobre violência entre adolescentes: estudos da OMS foram utilizados, para refletir sobre a alarmante estatística de que uma em cada quatro adolescentes sofrerá violência de parceiros até os 20 anos. Este tema despertou debates importantes sobre a necessidade de intervenções eficazes.

• O desafio da diversidade na escola: lidando com preconceitos e violência, os participantes discutiram como promover a inclusão e o respeito no ambiente escolar.

• A convivência ética na escola: abordou como identificar e intervir em problemas éticos que surgem no cotidiano escolar, fortalecendo o compromisso com um ambiente de respeito e integridade.

• Lições aprendidas com o DSL: as reflexões finais com os DSL foram necessárias para consolidar o aprendizado e traçar planos para a implementação de práticas aprimoradas nas escolas.

A importância das Políticas de Salvaguarda não pode ser subestimada. Elas são fundamentais para enfrentar situações relacionadas à saúde e segurança, garantindo que profissionais capacitados estejam sempre prontos para oferecer suporte às crianças e adolescentes.

A integração com a família e a adesão às legislações e melhores práticas, tanto das escolas do Grupo Cognita no Brasil quanto do Reino Unido, são pilares para assegurar um ambiente escolar seguro e protetivo.

salvaguarda