O projeto “Expedição Fauna”, desenvolvido nas aulas de Iniciação Científica e Digital (ICD), com os alunos da Educação Infantil, abriu as portas para um universo de descobertas sobre o mundo animal.
A proposta teve início com a exploração de diferentes animais, cuidadosamente classificados em seus respectivos grupos, na mesa de luz, despertando a curiosidade das crianças. A partir disso, foram aprofundados temas como o local onde os animais vivem (habitat), como nascem (vivíparos ou ovíparos) e seus hábitos alimentares (herbívoros, carnívoros ou onívoros).
Para explorar esses aspectos, recorremos a diversos recursos naturais e digitais. Inicialmente, foi utilizada a realidade virtual para proporcionar às crianças experiências imersivas, em diferentes habitats animais. Com o auxílio de fotos científicas, puderam observar detalhes da pele dos animais, enquanto vídeos forneceram informações valiosas sobre suas dietas. Jogos virtuais também foram utilizados, para consolidar todo o conhecimento adquirido, de maneira lúdica e interativa.
A investigação ainda foi enriquecida por uma pesquisa de campo, no Colégio Maxi, focando no levantamento de espécies de aves. Nessa etapa, os binóculos e os desenhos de observação foram ferramentas essenciais para registrar nossas descobertas. Assim, para criar uma verdadeira experiência imersiva, a sala de ICD foi decorada com trabalhos produzidos pelos alunos, que ganharam vida com a luz negra, criando um ambiente envolvente e divertido para a aprendizagem.
“A alfabetização cientifica na Educação Infantil é essencial para desenvolver habilidades cientificas como a observação, o questionamento e a interpretações de informações, preparando os alunos para compreender o mundo de maneira consciente. Ao vivenciarem conceitos científicos, como a classificação de animais (anfíbios, répteis, mamíferos e aves), as crianças exercitam essas habilidades de forma prática e ativa.
Essas experiencias constroem a base do pensamento científico, estimulando a curiosidade e a resolução de problemas. Além de promover o entendimento desses conceitos, essa abordagem forma futuros cidadãos capazes de tomar decisões informadas sobre questões ambientais e tecnológicas, agindo com a responsabilidade e criticidade.” (Pollyana F. de Moura, prof.ª Iniciação Científica e Digital).