O que é autonomia? Crianças e adolescentes são capazes de fazer suas próprias escolhas? Por que, quando os alunos terminam seu ciclo no colégio e vão para uma universidade, muitas vezes se assustam com esse ambiente de mudanças?
Autonomia é a capacidade de um indivíduo tomar decisões de forma independente, exercendo controle sobre suas ações e suas escolhas. Para o filósofo Kant, a verdadeira autonomia se baseia na capacidade de cada indivíduo estabelecer e seguir suas próprias leis morais, o que está ligado à dignidade humana e à responsabilidade pessoal.
O Colégio Maxi, ambiente seguro e acolhedor, cria oportunidades para que crianças e adolescentes tomem decisões de forma gradual. Desde os primeiros anos, incentivamos a percepção, a criatividade e a autoexpressão, sempre respeitando o ritmo individual de cada aluno.
Apesar disso, passar por experiências de frustração é essencial para o aprendizado. Esse processo ensina os alunos a lidarem com os desafios e a desenvolverem a resiliência necessária para resolver problemas. Ao promover um espaço em que os alunos podem buscar estratégias para enfrentar dificuldades, proporcionamos o desenvolvimento das habilidades emocionais, o que é fundamental para a construção da autonomia.
Autonomia da Educação Infantil ao Ensino Médio
Na Educação Infantil, reconhecemos as crianças como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. As propostas desenvolvidas em sala de aula oportunizam a interação, a cooperação, a exploração e a expressão, em diferentes linguagens. Nessa fase, as crianças são encorajadas a tomar suas próprias decisões e a fazer escolhas, como escolher a brincadeira ou a roupa que vão usar. Essas situações parecem simples, mas são importantes, para que elas se sintam capazes de cumprir suas tarefas e se tornem confiantes em dominar suas capacidades físicas, psicológicas e emocionais, além de desenvolver e valorizar as potencialidades de cada criança.
Ao ingressar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o aluno começa a perceber a importância de desenvolver sua autonomia de forma mais intensa. Nesse estágio, a presença do educador desempenha um papel fundamental. Nossos professores fortalecem o vínculo com os alunos, proporcionando segurança e empoderamento, com o objetivo de incentivar a autonomia, tanto nas atividades educacionais quanto nas interações sociais. São propostas atividades em grupo que promovem o respeito às opiniões dos colegas e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. É nesse momento que a parceria entre a escola e a família se torna ainda mais essencial. Juntos, podemos criar oportunidades que estimulem o diálogo, permitindo que as crianças aprendam a expressar suas necessidades e a fazer escolhas conscientes.
No Ensino Fundamental – Anos Finais, os alunos enfrentam novos desafios. É um período que se caracteriza por intensas transformações, e a autonomia é fortalecida, à medida que os alunos adquirem mais responsabilidades e têm consciência de que são responsáveis por suas próprias ações e decisões. O papel do professor é orientar e guiar o aluno, ao longo desse processo. Práticas inovadoras e projetos interdisciplinares fazem parte do dia a dia dos nossos alunos e os possibilitam ampliar a autonomia, assim como desenvolver habilidades essenciais para a sua formação integral.
Na fase do Ensino Médio, os alunos são preparados para fazer a transição para a vida adulta. Aqui, o ambiente favorece as decisões relacionadas à vida universitária. Nessa etapa, entendemos que toda autonomia construída ao longo de sua trajetória escolar é fundamental. No entanto, muitos jovens se sentem assustados, ao sair da escola e se deparar com o ambiente universitário, que pode ser muito diferente. No Maxi, a mudança brusca é minimizada com o apoio da equipe pedagógica, que desenvolve habilidades de autogerenciamento, organização e resolução de problemas.
A contribuição dos Colégios Maxi e da família
Os pais precisam estar engajados, criando oportunidades em casa, para que os filhos pratiquem a tomada de decisões e a resolução de conflitos. Situações cotidianas, como escolher o que vestir e organizar um estudo, são alguns exemplos para reforçar a autonomia de crianças e adolescentes.
Segundo a Psicóloga Educacional e DSL de Salvaguarda, Renata Rocha, “é importante que as famílias entendam que a proteção excessiva pode limitar o desenvolvimento da autonomia dos filhos. Ao permitir que enfrentem desafios, com o devido apoio, ajudamos a fortalecer sua autoestima e sua autoconfiança. A autonomia é um processo que começa na infância e está diretamente ligada à autoestima e à autoconfiança. Por isso, uma pessoa autônoma se sente capaz de resolver seus problemas e, assim, aprende a se comunicar melhor, a fazer escolhas e a se relacionar de maneira saudável.”.
O autor Jonathan Haidt, em seu livro A Geração Ansiosa, destaca como a infância hiperconectada está contribuindo para uma epidemia de transtornos mentais. Ele argumenta que, em vez de oferecer experiências de autonomia, muitos jovens estão sendo protegidos em excesso, o que pode resultar em inseguranças e ansiedades, quando se deparam com o mundo real. No Colégio Maxi, buscamos exatamente o oposto: capacitamos nossos alunos a enfrentarem desafios, preparando-os para prosperar em uma sociedade em constante evolução.
Nossa missão é formar cidadãos globais que estejam prontos para enfrentar os desafios do futuro. Por meio do desenvolvimento da autonomia, preparamos nossos alunos para serem protagonistas de suas histórias, capazes de fazer escolhas conscientes de forma confiante. A jornada da autonomia se estende por toda a vida, e estamos comprometidos em acompanhá-los em cada passo desse importante trajeto, desde a infância até o Ensino Médio.